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Buscar auxílio nos postos de atendimento e nos prontos socorros é essencial para manter a saúde em dia, assim como estar coberto pelo seu seguro saúde

 

Com saúde não se brinca. Embora seja um enorme clichê, quantas vezes você não ouviu essa afirmação? Mais do que isso, em quantas oportunidades junto à família ou aos amigos, não comprovou que ele – o clichê – é verdadeiro e ela – a saúde – precisa de cuidados? Por isso, é importante manter os exames em dia, bem como o seu seguro saúde para, em casos de necessídade, poder agir rapidamente. Algumas ocasiões, por exemplo, demandam a busca por profissionais médicos, seja em um posto de atendimento ou em um pronto socorro.

Conheça a diferença entre eles:

PRONTO SOCORRO: no pronto socorro são tratados casos emergenciais, com risco de morte ou lesão irreversível ao paciente, tais como suspeita de parada respiratória, fraturas e hemorragias. É muito importante saber avaliar a causa do comparecimento ao pronto socorro para não ficar aguardando de maneira desnecessária e também para não tirar a vez de pessoas com necessidades graves que necessitam de atendimento instantâneo;

POSTO DE ATENDIMENTO: já no posto de atendimento, são realizadas assistências médicas menos complexas, para pessoas com vômitos, diarréia, febre, cólicas, dores de cabeça e outros tipos de mal estar em geral. Nestes casos, é aplicado o Protocolo de Manchester para efetuar os atendimentos.

Vale ressaltar que tanto no pronto socorro quanto no posto de atendimento, é primordial comparecer munido de algum documento de identificação e da carteira do seu seguro saúde, que deve estar em dia para que o atendimento seja realizado. Sobre o Protocolo de Manchester, nomeado assim por ter sido executado desta forma em 1997 na cidade inglesa que lhe dá nome, ele funciona de maneira que os pacientes são atendidos de acordo com a urgência do caso e classificados por cores:

 

NÃO URGENTE: o tempo de espera pode chegar até 4 horas, uma vez que a prioridade de atendimento é a última da fila. Ou seja, os atendimentos não são realizados por ordem de chegada;

POUCO URGENTE: tempo de espera de até 2 horas. É preciso que o paciente avalie sua real necessidade para, mais uma vez, não esperar desnecessariamente ou atrasar o atendimento de quem realmente precisa;

URGENTE: até 50 minutos para ser atendido. Nestes casos, como nos demais abaixo, a situação precisa ser resolvida no posto de atendimento, embora não seja emergencial;

MUITO URGENTE: até 10 minutos para ser atendido. Ou seja, apenas em casos extremos outros pacientes passarão à frente e terão prioridade;

EMERGÊNCIA: atendimento imediato. O paciente não pode esperar.

O bom senso e a sua saúde em dia podem ser bons termômetros para verificar suas reais necessidades ao precisar visitar um médico. Lembre-se que seu médico tem todo seu histórico e pode ajudá-lo com eficiência e rapidez para casos que não são emergenciais ou urgentes. E não deixe de utilizar o seu seguro saúde.

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