NotíciasSeguro Saúde

Doar sangue é um ato que pode salvar vidas e não prejudica a sua saúde, principalmente se você tiver seguro saúde e cumprir os requisitos para ser doador

Você já precisou de doação de sangue? Se não, certamente conhece algum parente ou amigo que já passou por essa situação ou até mesmo foi doador diante de algum pedido. Pois doar sangue é um ato que pode salvar vidas e não prejudica a sua saúde, principalmente se você tiver seguro saúde e cumprir os requisitos para ser doador.

Uma das formas de aumentar o número de doadores é a conscientização da população por meio de campanhas, além de exemplos que podemos observar diariamente. Apesar de 1,8% dos brasileiros doarem sangue com alguma frequência, este índice ainda está longe dos 3% calculados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ideal.

 

Seguro Saúde

Seguro Saúde

 

Saiba mais e veja como você pode ajudar:

CAMPANHA: o Ministério da Saúde lançou este ano uma campanha com o slogan ‘Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa’. Fidelizar doadores e sensibilizar voluntários, sobretudo os que estão em bom estado de saúde, com seguro saúde e dentro dos parâmetros para a doação são os caminhos para atingir a meta proposta pela OMS.

É primordial ressaltar que uma única doação de sangue é capaz de ajudar até quatro pessoas, já que no país 3,5 milhões de pessoas ao ano necessitam de transfusões;

PERFIL DOS DOADORES: se você deseja ser um doador de sangue, o primeiro e mais importante passo é checar as suas condições de saúde. Por meio do seu seguro de saúde, aproveite para fazer um check-up para ver se está apto.

De todas as doações recebidas anualmente, a divisão entre homens e mulheres não é igualitária: 60% contra 40% para o sexo masculino. 58% dos doadores têm a partir de 29 anos, enquant0 jovens de 16 aos 29 anos representam 42%.

O DESTINO DAS DOAÇÕES: seja para atendimentos urgentes, de emergência ou planejados, o sangue doado atende milhares de pacientes portadores de doenças crônicas graves, pacientes em procedimentos cirúrgicos complexos e diversos outros procedimentos médicos;

VOLUNTÁRIOS: a organização Pan Americana de Saúde (OPAS), em seu relatório de 2017, atestou que menos de 50% dos doadores na América Latina são voluntários. Entre 2013 e 2015, o índice aumentou de 38,5% para 44,1%, mas ainda está distante do que deseja a OMS.

Alguns países, para incentivar a doação, remuneram doadores que se dispõem a doar sangue para um paciente específico, algo que a legislação brasileira não contempla. Dados de 2015 indicam que 62% das doações no Brasil foram voluntárias, enquanto 38% foram para reposição;

VEJA SE VOCÊ PODE DOAR: indivíduos com idade entre 16 e 69 anos podem doar, porém até os 18 é necessária a autorização dos pais, bem como após os 60 só é permitido se a pessoa já tiver doado antes desta idade. O ideal, ainda, é pesar ao menos 50 kg, estar descansado, não ter consumido nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não estar de jejum.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, desde que com intervalos de dois meses entre as doações. Já para mulheres, o máximo de doações é de três por ano, respeitando intervalos também de três meses.

Se você pretende ser um doador voluntário, consulte seu médico e utilize o seu seguro saúde para obter mais informações. É primordial gozar de boa saúde para que o procedimento seja tranquilo e seguro, dentro das normas exigidas pela legislação nacional.

Caso você precise de um seguro de saúde, conte com a BK Seguros. Experiência, qualidade e comprometimento fazem parte dos nossos planos para que você mantenha a sua saúde sempre em dia.

A BK Seguros está preparada para oferecer aos seus clientes uma consultoria completa na gestão de seguros e benefícios.

Saiba mais sobre a BK Seguros

Saiba mais sobre  Seguro Saúde 

Acesse Nossa Página no Facebook\bkconsultoriadeseguros

Acesse também o nosso Instagram Instagram\bkseguros  e Linkedin Linkedin/bkseguros

Conheça também nosso site www.bkoutsourcing.com.br

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

Compartilhe nas redes: